sábado, 18 de junho de 2011

A Ansiedade na Gravidez – Tem consequências? Como tratar?

Embora a gravidez seja um período de alegria, algumas mulheres, mais propícias, experimentam sentimentos de ansiedade provocados pelo medo do parto e pela preocupação com a sua própria saúde e a do bebé.
O receio de ser incompetente, de perder o controlo durante o trabalho de parto, de ocorrerem complicações para si própria ou para o bebé são alguns dos factores que provocam ansiedade da grávida, assim como perturbações de personalidade, baixa auto-estima e abuso de álcool ou drogas.
Os sentimentos de ansiedade podem ser considerados normais, mas quando a grávida não consegue controlar a sua preocupação durante 6 meses ou mais, estamos na presença de casos de ansiedade generalizada e torna-se necessária uma intervenção.
As consequências consideradas mais consistentes da existência de ansiedade e stress durante a gravidez são o retardamento do crescimento intra-uterino, o parto prematuro e o baixo peso da criança à nascença. Pode haver também um aumento da probabilidade da ocorrência de aborto espontâneo. Crianças prematuras possuem maior risco de mais tarde sofrerem de hiperactividade, esquizofrenia e défices de atenção; em adição, o baixo peso à nascença pode ter como consequências futuros problemas mentais e/ ou comportamentais na infância e risco de perturbações metabólicas e doenças cardiovasculares na idade adulta.
Além de tudo isto, a ansiedade durante a gravidez afecta negativamente a capacidade da mulher de se preparar para enfrentar a gravidez, o parto, a maternidade e aumenta a probabilidade da ocorrência de depressão pós-parto. Sendo assim, é da maior importância o diagnóstico precoce e tratamento da ansiedade na grávida.
O tratamento farmacológico da ansiedade passa pelo uso de antidepressivos tricíclicos e benzodiazepinas mas foi importante o desenvolvimento de técnicas alternativas, não farmacológicas para diminuir a ansiedade durante a gravidez, como o exercício físico, a respiração, alongamentos, massagem, reflexologia, yoga, entre muitos outros.
Hoje em dia muitas mulheres já têm acesso a estas técnicas durante as sessões de preparação para a maternidade cujo objectivo é também ajudar a mulher a aproveitar com a maior saúde e satisfação possível, a experiência da gravidez preparando-a também para o papel de mãe.

Diana Silva
Joana Viterbo
(Fisioterapeutas)

(Publicado no Jornal "A Voz de Ermesinde", Edição de 30.05.11)




Sem comentários:

Enviar um comentário