segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dia Mundial da Alimentação

Dia 16 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.
Esta comemoração que teve início em 1981, é na actualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a população sobre a alimentação saudável. Este dia também assinala a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O direito à alimentação é um direito humano e universal.
No Dia Mundial da Alimentação não devemos deixar de reflectir sobre aquilo que comemos, sobre a situação alimentar no mundo actual e sobre a forma como os alimentos são distribuídos e produzidos a nível mundial.  

O tema escolhido para este ano é “Unidos Contra a Fome”, pretendendo fazer
 com que os países desenvolvam medidas de combate à fome. Este tema trás consigo inúmeros objectivos entre os quais:

- incentivar a colaboração técnica e económica entre os países em desenvolvimento para acabar com a fome;
- promover a participação das populações rurais, principalmente as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e actividades que dizem respeito às suas condições de vida;
- fortificar a consciência política sobre o problema da fome no mundo;
-  incentivar a transferência de tecnologias entre os países e estimular o sentido de solidariedade interna e externa no combate à fome, à desnutrição e à pobreza, assim como realçar e comemorar os êxitos obtidos em desenvolvimento agrícola e alimentar.
Seguindo este tema a FAO promoveu a campanha “1BillionHungry” , utilizando  imagens marcantes  e uma linguagem forte, de forma a  chamar a atenção do público e ilustrando a fome em todos os seus estádios. Como símbolo foi escolhido um apito amarelo, encorajando assim a população mundial a apitar contra a dura realidade de quase 1 bilião de pessoas que ainda sofrem de fome no Mundo. “Deverá constituir motivo de indignação e raiva o facto escandaloso de que os nossos semelhantes continuem a ser vítimas da fome. Se esse sentimento também é o seu, por favor manifeste-se, exprimindo a sua raiva contra a fome no Mundo, acrescentando o seu nome à petição mundial, no site http://www.1billionhungry.org”, declarou o Director-Geral da FAO, o Sr. Jacques Diouf. Exprima também a sua revolta!
Todos nós temos direito a um bom prato de comida saudável, uns simplesmente não o têm por serem pobres, outros preferem-se deixar levar por pratos extremamente caloricos e pobres nutricionalmente.
Todos nós deveriamos ter:
- O direito à alimentação a um preço justo e acessível;
- O direito a uma alimentação variada, segura e de qualidade;
- O direito a conseguir fazer 5-6 refeições diárias;
- O direito de saborear a comida;
- O direito a gostar do corpo;
- Direito a saber como ter uma alimentação saudável;
- O direito a poder recorrer, no sistema nacional de saúde, a um(a) nutricionista sem ter que enfrentar longos períodos de espera.
  Alguns não podem escolher outros têm que aprender a fazer as melhores opções. Lute pelos dois e tenha uma vida saudável!

Joana Gonçalves
Sara Teixeira
(Nutricionistas)

(Publicado no Jornal "A Voz de Ermesinde", Edição de 10.10.10)

Sem comentários:

Enviar um comentário