terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pilates, descubra o método!

O método de Pilates, que já foi considerado por especialistas a “ginástica mais eficiente de todos os tempos”, é praticado há mais de 80 anos tendo sido divulgado por todo o mundo nas últimas décadas. O método tradicional foi sofrendo várias alterações, tendo já sido transportado para o âmbito clínico, onde já deu provas de ser extremamente valioso principalmente no tratamento de disfunções na coluna vertebral.
        Baseando-se em princípios básicos como o alinhamento, a respiração e a activação do centro corporal (abdómen, coluna e região pélvica), este método envolve uma série de exercícios que promovem um aumento de força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e resistência. Quem pratica tem benefícios como o aumento da energia nas actividades de vida diária e profissionais, redução do stress e da fadiga, alongamento muscular e aumento da estabilidade do centro corporal, promovendo um melhor suporte para a coluna vertebral. Já se mostrou eficaz inclusivamente no tratamento e prevenção de depressões.

Sabia que após ter a primeira dor lombar a probabilidade de voltar a sentir novamente essa dor é de 80%? Com a prática de exercícios de Pilates específicos, essa probabilidade pode ser reduzida em 35%!
        Este método pode ser praticado por todos, a partir dos 12 anos e sem limite de idade já que os exercícios são adaptados de forma a respeitar a individualidade, os objectivos e os limites de cada um. Por isso, se quer tratar algum problema ou simplesmente quer manter o bem-estar, a força física e um corpo saudável, experimente!

“Hábitos incorrectos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.” (Joseph H. Pilates)

Diana Silva
Joana Viterbo
(Fisioterapeutas)

(Publicado no jornal "A Voz de Gaia", edição nº490, e no jornal "A Voz de Ermesinde", edição de 30/09/10).





Sem comentários:

Enviar um comentário